JACARANDÁ

     PRESERVE       

No Brasil, o Jacarandá foi muito extraído, principalmente no extremo-sul da Bahia e vendido muitas vezes a exportadores, que normalmente realizavam a compra da madeira e a exportavam do litoral do sudeste brasileiro. Diz-se que castelos Italianos foram construídos com Jacarandá brasileiro que na época, principalmente na primeira metade do século XX, eram comercializados sem muito valor agregado e especulados no exterior          

OUTROS NOMES  JACARANDÁ-DA-BAHIA, JACARANDÁ-PRETO, CAVIÚNA, CABIÚNA, CABIÚNA-RAJADA, CABIÚNA-DO-MATO, GRAÚNA, CAVIÚNO, JACARANDÁ-CABIÚNA, JACARANDÁ-UNA, PAU-PRETO, JACARANDAZINHO

NOME CIENTÍFICO  Dalbergia nigra (Vell.) Allemao ex Benth.

FAMÍLIA Fabaceae

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:

ÁRVORE mede entre 15-25 m de altura, dotada de copa redonda.

 

TRONCO tortuoso e irregular, sem ramificações até a altura de 10 metros, de 40-80 cm de diâmetro.

 

FOLHAS Suas folhas, que medem 40 cm de comprimento, são opostas e bipinadas, compostas por 25 a 30 pares de pequenos folíolos ovais delicados, de coloração verde-clara acinzentada, e se concentram na extremidade dos ramos. No inverno, o jacarandá-mimoso perde suas folhas, que dão lugar às flores na primavera. 

 

FLORES de  tonalidades difererntes a depender da especie pode ser: amarelo-esbranquiçadas, lilás-esbranquiçada, rosa esbramquiçadas em forma de taça, de 1 cm de diâmetro, reunidas em ramificações secundárias de até 6 cm de comprimento. A haste central do cacho pode medir 20 cm de comprimento.

 

FRUTO vagem seca e marrom, de 6 cm comprimento, contém 1-2 sementes.

 

SEMENTE  marrom, lisa e achatada, de casca fina como uma membrana, mede 2 cm de comprimento.

 

FLORAÇÃO ocorre durante os meses de outubro-janeiro. Os frutos amadurecem no ano seguinte, entre setembro e dezembro.


USO  da ÁRVORE muito ornamental graças à folhagem delicada e à copa ampla, muito utilizada no paisagismo.

USO da MADEIRA moderadamente pesada, bastante decorativa, muito resistente e durável. De coloração marrom- escura com listras pretas, é a madeira mais valiosa do Brasil, própria para mobiliário de luxo, especialmente no fabrico de pianos, peças torneadas e outros instrumentos musicais. Também empregada nos acabamentos internos, como lambris, molduras, portas, rodapés, revestimentos de móveis e folhas faqueadas decorativas.

 

ECOLOGIO JACARANDÁ , na sua construção é reutilizado  madeira do Jacarandá de móveis antigos e de demolição.

USO EM OUTRAS UTILIDADES suas sementes e frutos são muito utilizadas para fazer artesanatos.


OBTENÇÃO DE SEMENTES colher os frutos da árvore quando iniciarem a queda espontânea. Os frutos assim obtidos podem ser diretamente utilizados para semeadura, entretanto aconselha-se usar a semente pura.

PRODUÇÃO DE MUDAS Colocar as vagens ou sementes para germinar tão logo forem colhidas em canteiros contendo substrato argiloso. A emergência ocorre em 10-20 dias, com índice de germinação superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é lento, ficando prontas para o plantio em local definitivo somente após 6-7 meses. No campo, o crescimento segue ritmo moderado.

Um Ecologio vendido uma árvore  plantada

 

 

POEMA

Brando cantar trazia
Branda a viola da noite
Branda a flauta do dia

O Jacarandá florido
Brando cantar trazia
O vinho doce da noite
A água clara do dia

Quem o olhava bebia
Quem o olhava escutava
O jacarandá florido
Que o silêncio cantava

Matilde Rosa Araújo

 

 

 

Sobre a loja

Relógio de madeira nobre com pedras preciosas naturais, feito à mão customizado. Pioneiro na manufatura da Eco-relojoaria de luxo no Brasil desde 2005

Social
Selos
  • Site Seguro

Ecologio wood watch - CNPJ: 31.878.435/0001-67 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail