JENIPAPO

                       PRESERVE

NOME CIENTIFICO   Genipa americana     

FAMILIA   Rubiaceae    

OUTROS NOMES   jenipapeiro, jenipapo, jenipa (PA), jenipapinho, janipaba, janapabeiro, janipapo, janipapeiro.

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS

ÁRVORE    encontrada em toda a américa tropical. No Brasil, encontramos pés de jenipapo nativos na Amazônia e na mata atlântica, principalmente em matas mais úmidas, ou próximas à rios, a planta inclusive suporta encharcamento. De médio porte,  8 a 18 metros de altura. Folhas simples, lisas, até 35 cm.  

 

TRONCO de 40-70 cm de diâmetro, de casca lisa cinza-amarronzada.

 

FOLHAS  Folhas opostas, simples, oblongo-elípticas a obovadas, subcoriaceas, glabras, de 15-35 cm de comprimento

 

FLORES  amarela  com 5 pétalas, 4 cm.

 

FRUTO  bagas subglobosas é redondo,  macio quando maduro  e apresentam casca enrugada, coriácea e de cor parda  acinzentado  de 12 cm de diâmetro.  

 

Sua polpa tem cheiro forte e é comestível,  mas é mais apreciada na forma de compotas, doces,  xaropes, bebida refrigerante, bebida vinhosa e licor.

 

No  festejo de São João a bebido do licor do jenipapao é muito apreciada no nordeste.

O jenipapo é utilizado como fortificante, estimulante do apetite, indicado contra a anemia e doenças do baço e do fígado. É rico em ferro, contém cálcio, hidratos de carbono, calorias, gorduras, água, vitaminas B1, B2, B5 e C. 

 

SEMENTE  são achatadas, duras e pequenas, no meio da polpa.1

 

FLORAÇÃO   floresce em Novembro. Frutos principalmente em Julho Agosto, mas pode produzir em outras épocas.

 

USO DA ÁRVORE   usado na recomposição florestal,  por ser pioneira e rústica. É também usado no paisagismo urbano.  


USO  DA MADEIRA   moderadamente pesada (densidade 0,68 g/cm3), flexivel, compacta, facil de trabalhar, de longa durabilidade quando não exposta ao solo e a umidade;  alburno estreito e distinto.  A madeira e empregada confecções de gamelas, machucadores de temperos,  na construção civil, marcenaria, na confecção de moveis e peças curvadas, obras de torno, coronhas de armas, batentes de portas e janelas, carrocerias, cabos de ferramentas e, para carpintaria em geral. 

ECOLOGIO JENIPAPO   é feito com  madeira reutilizadas  do jenipapeiro

 

USO PARA OUTRAS UTILIDADES   Algumas partes do jenipapeiro (como a raiz, as folhas e o fruto) têm diferentes propriedades medicinais. As cascas do caule e do fruto verde são usadas também para curtir couro, por serem ricas em tanino.

 

OBTENÇÃO DE SEMENTES  Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhe-los no chão apos a queda. Em seguida despolpa-los manualmente sob agua corrente dentro de uma peneira, deixando-se as sementes secarem a sombra. Um quilograma contem aproximadamente 14.280 unidades.

 

PRODUÇÃO DE MUDAS  colocar as sementes para germinação, logo que colhidas, em canteiros semi-sombreados contendo substrato argiloso. A emergência ocorre em 25-45 dias e geralmente a taxa de germinação e superior a 40%. Transplantar as mudas para embalagens individuais usando atingirem 3-5 cm; as quais ficarão prontas para o plantio no local definitivo em 7-9 meses. O desenvolvimento das plantas no campo considerado rápido, podendo ultrapassar a altura de 2,5 m aos 2 anos.

Um Ecologio vendido uma árvore  plantada 

 

 

Sobre a loja

Relógio de madeira nobre com pedras preciosas naturais, feito à mão customizado. Pioneiro na manufatura da Eco-relojoaria de luxo no Brasil desde 2005

Social
Selos
  • Site Seguro

Ecologio wood watch - CNPJ: 31.878.435/0001-67 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail